Tuesday, November 24, 2009

Dias de Cerrado

Voltei há alguns dias de Goiânia, minha terra natal. Trouxe na bagagem - além de lembranças que devem me acompanhar para sempre - uma infinidade de gostosuras típicas da terrinha. Meu pai administra um hospital na Cidade de Goiás, a Vila Boa, Patrimônio da Humanidade. De lá, vieram suculentos empadões goianos, umas incríveis dúzias de pastelim (escrito assim, uma versão brejeira do Pastel de Belém) e ainda Mané-Pelado, biscoito de nata e uma infinidade de deliciosas frutas apanhadas no pé. Da capital, trouxe ainda pamonhas, pequi... tudo embaladinho e valendo infinitamente mais do que a centena de dinheiros que deixei na cia aérea pelo excesso de bagagem.

Ok... é um blog sobre comidinha, tá... Mas, mais do que isso, queria mesmo era falar das lembranças que trago de lá. A minha única sobrinha que, finalmente, aprendeu a escrever seu nome em "letra de mão", como era falado na minha época me explicou que letra de mão é qualquer letra escrita a mão e não pela máquina ou pelo computador. O que ela tinha aprendido então, era escrever "Maria Fernanda" em letra cursiva! A felicidade estampada no rostinho tão maroto e inocente dela quando ela viu sendo montado o pula-pula que o tio que mora longe teve o capricho de alugar só pra vê-la voar alto roubou de mim o fôlego umas duas vezes e tive que segurar o maresia do olhar.

São memórias afetivas e visuais que nunca sairão da minha cabeça. Era um dia das crianças atrasado... comemorado como eu gostaria que fossem todos os dias da única criança da família... cheio de fantasia, bolo de chocolate, brincadeiras e comidinhas inesquecíveis. Espero que na memória dela, esse dia nunca se apague...

Mas... vamos às fotos dos fatos...


Ela e eu

Farinha, gordura e tudo quanto você imaginar de Recheio: Empadão Goiano...

Os tais pastelim, famosos pela simplicidade e pelo sabor inesquecível


É claro que o tio - cozinheiro de meia tigela - comprou logo uma cozinha inteira pra ela

Mandioca cuidadosamente ralada, ovos, mtos ovos, queijo, açucar e coco ralado: Mané pelado


Bolachinhas de nata. Feitas pelo papai


Bananas de uma cor que só lá tem

O bolo de chocolate do dia das crianças

E a menina-nina voando alto na fantasia

No comments: